quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ERDAS IMAGINE 9.1 - Utilizando o NDVI (Normalized Differential Vegetation Index )

Este post tem como objetivo realçar posteriormente a aparência da vegetação, utilizando álgebra de bandas predefinidas ou índices disponíveis no IMAGINE.

No painel de ícones IMAGINE, clique no ícone "Interpreter" e selecione "Spectral Enhancement". Na caixa de comando "Spectral Enhancement" selecione "Indices". No diálogo "Indices" vá até "Input File", introduza a imagem à ser realçada e no Output File, introduza o nome da imagem ndvi à ser criada e selecione o diretório. No "Output Options", assegure-se de que o "Sensor" esteja colocado em "LANDSAT TM". Na lista "Select Funcion", selecione "NDVI" então clique em "OK".

 


A fórmula de um NDVI de uma imagem LANDSAT é a banda 4 – banda 3/banda 4 + banda 3. A Banda 4 é a porção NIR (infravermelho próximo) do espectro eletromagnético, e a Banda 3 é a porção Vermelha. Poderiamos rescrever a formula desta maneira: NDVI = IR – R/IR+R. A tabela a seguir explica como os cálculos NDVI funcionam:

Feição
Valor IR
Valor Visível
Valor NDVI Resultante
Vegetação
Alto
Baixo
Alto
Nuvens/Água/Neve
Baixo
Alto
Negativo
Rocha/Solo Exposto
Alto
Alto
Próximo a Zero

Em uma viewer, abra NDVI.img utilizando a opção "No Stretch".


Na mesma viewer, abra a imagem original. Selecione "View" > "Arrange Layers" e mova a imagem NDVI  para a parte superior. No menu "Utility", selecione "Swipe ou Flicker", então utilize estas ferramentas para comparar as vegetações nas duas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário