Vá até "View #1" e abra a imagem já composta (bandas), seguindo os menus do ERDAS: "File" > "Open" > "Raster Layer".
Caso a imagem não aparecer na View, você precisará clicar com o botão direito nela e ir em "Fit image to window", para que ela seja enquadrada, também a imagem estará aparecendo com as 3 primeiras bandas que foram composta e será preciso organizá-las de acordo com o interesse de seu estudo por isso, vá em "Raster" > "Band Combinations..." e ajuste a composição.
Abra uma nova "View #2", e nela abra a imagem de referência.
De posse das imagens, vá até a "View #1" onde esta a imagem a ser registrada esta e clique no menu "Raster" > "Geometric Correction..."
Aparecerá uma tela pedindo para ser indicado o modelo geométrico de correção, aqui será usado o Polynomial de 1ª ordem e dê OK. Com isso, aparecerão outra duas telas
Na tela "Polinomial Model" vá na aba "Projection" e clique em "Set Projection from GCP Tool...".Irá abrir outra janela perguntando de onde vão ser coletados os pontos de referência, como está sendo de imagem a imagem você indicará a imagem de referência, indo em "Existing Viewer" e "OK".
Após esse procedimento, aparecerá a tela pedindo que você indique clicando sobre a "View #2" (imagem de referência).
Serão apresentados os dados da referência. Dê OK e pode fechar a janela do polinomial.
Agora é só ir pegando a ferramenta de pontuar e correr a traz de pontos ótimos nas imagens. Lembrando que quanto maior quantidade de pontos e mais bem distribuidos eles estiverem na imagem, melhor será o registro.
Agora é só ir na barra inferior "CGP Tool" e salvar como os "Input" e as referências.
Após esse processo é só ir em "Display Resample Image Dialog" figura a baixo.
E inserir os dados de saída como nome da imagem e outros.
Terminado o processo é só fazer uma avaliação para saber se o registro ficou bom. Para isso, abra na "View #2" a imagem registrada por cima da de referência e vá na aba "Raster Options" e desmarque a opção "Clear
Display", marcando a opção "Background Transparent" e dê "OK". A imagem ficará sobre a de referência. Aproxime da área da imagem e vá no menu da "View #2" > "Utility" > "Swipe..." ou "Flicker..."
Pronto agora é averiguar a precisão do seu registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário