quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ERDAS IMAGINE 9.1 - Classificação Não Supervisionada

A classificação não supervisionada é um método computacional automático que agrupa pixels com características  espectrais semelhantes

Para dar inicio ao processo vá até o painel de ícones, e clique no ícone "Data Prep", e então selecione "Unsupervised Classification". No diálogo que aparecerá "Unsupervised Classification Isodata", introduza a imagem à ser classificada no "Input Raster File" e na "Output Raster File" selecione o diretório e o nome da imagem de saída. 

 
Dentro do grupo "Clustering Options", clique no botão "Initializing Options". Esta opereção faz aparecer o diálogo "File Statistics Options". Acione o botão "Principal Axis" e depois feche o diálogo.


Volte ao grupo "Clustering Options", clique no botão "Color Scheme Options". No diálogo "Output Color Scheme" que aparece, clique no botão de rádio "Approximate True Color".

Coloque as combinações de bandas em 4, 3, 2 e então feche o diálogo. No grupo "Processing Options"  coloque "Maximum Iterations" (número de vezes que o software reagrupará os dados) em 10.  Coloque "Convergence Threshold" (percentagem de pixels em que a tarefa de agrupamento não muda entre as iterações) em 0.950, e coloque "Classes" em 12. 

   
Clique em "OK". Quando o "Job Status" estiver em "Done" clique em "OK".
Abra uma nova Viewer, faça aparecer a imagemclassificada. Observe o novo arquivo temático que você criou.


No menu do "Viewer", selecione "Raster" > "Attributes" para fazer aparecer o diálogo as classes criadas.
No "Raster Attribute Editor", clique no ícone "Column Properties", fazendo aparecer o diálogo "Column Properties".

Agora você criará uma nova coluna de cor, que agirá como um “back up” e auxiliará na identificação de suas classes temáticas. Clique no botão "New", habilite a caixa de controle "Editable", e na caixa de texto "Title", introduza "Color 2" como novo nome da coluna. Clique na seta de rolagem em "Type", e selecione "Color".


Antes de fechar o diálogo "Column Properties", talvez você queira mover sua nova coluna Color 2 além da coluna de cor existente. Para que isso seja feito clique nos botões "Up" e/ou "Down" com Color 2 selecionada.

Agora você copiará as cores originais na nova coluna, preservando a cor aproximadamente verdadeira derivada da imagem original. Realce a coluna Color clicando no nome da coluna. Enquanto estiver realçando, clique no ícone "Copy" e selecione sua nova coluna Color 2. Clique no ícone "Paste" e as cores serão transferidasSelecione "Class Names" sob "Columns", mude "Display Width" para 30, e clique "OK".


Agora você substituirá os rótulos de  classes “default” (Classe 1, Classe 2, etc.) com nomes mais apropriados. Para que isso seja feito, é útil realçar a classe atual.
Continue a rotular cada classe no seu editor de atributos. Não tenha medo de rotular classes com a mesma feição. A seguir damos uma lista de possíveis nomes de classe. Tenha em mente que estas são algumas possibilidades a mais e que a imagem final pode conter ou não essas classes.
Sombra / Água / Queimadas                     
Floresta 1
Floresta 2
Floresta 3
Floresta 4
Grama
Solo Exposto
Desmatamento em Recuperação
Desmatamento Recente

Salve o "Raster Attribute Editor", então o feche. 

Ao terminar de rotular os nomes de classe, talvez você perceba alguma repetição. Por exemplo, Talvez você veja diversas classes de “florestas” ou “água”. Ás vezes é melhor combinar classes “iguais” em uma só.  
No menu do Viewer, clique em "Raster" > "Recode". Esta opção faz aparecer o diálogo "Recode" (o diálogo "Recode" lhe permite combinar diferentes classes em uma. Por exemplo, se as Classes 1, 2 e 3 fossem respectivamente Floresta 1, 2, 3, você poderia combiná-las em classe de Floresta com valor 1).


Localize a classe ou classes a serem combinadas ou recodificadas. Realce-as clicando na coluna da fileira e use "Shift" para selecionar múltiplas fileiras. Ao fazer a seleção, assegure-se de que o novo valor esteja colocado no valor de saída desejado e clique em "Change Selected Rows".
Duas regras importantes a serem observadas ao fazer a recodificação:
 A.  Somente recodifique se você estiver absolutamente certo que as classes têm a mesma feição.
 B.  Assegure-se de que a saída ou os novos valores sejam uma lista contínua (1,2,3). Não deve haver espaço na numeração.

Ao terminar sua recodificação, clique em "Apply", e então em "Close". Feche o "Raster Attribute Editor" selecionando "File" > "Close". Salve seu arquivo recodificado em uma nova imagem, selecione "File" > "Save" > "Top Layers as…" na caixa de texto "Output File Name", introduza o nome do arquivo e então clique em "OK".
Abra a imagem em uma nova Viewer e confira a classificação selecionando no menu da Viewer "Raster" > "Attributes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário