terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ERDAS IMAGINE 9.1 - Classificação Supervisionada

Diferentes métodos de classificação podem ser empregados. A técnica consiste basicamente na criação de assinaturas multi-espectrais, as quais constituem critérios para a classificação do uso do solo de acordo com modelos de distribuição estatística multivariada.

Abra a imagem à ser classificada na "View #1".

Como a classificação deste post é supervisionada cabe ao interprete mostrar ao programa quais as amostras devem ser representativas para determinadas as classes. Portanto será necessário abrir as ferramentas de captura das amostras, conforme os passos a seguir:

A priori abra vá em "AOI" > "Tools". O segundo passo é ir até "Classifier" > "Signature Editor". As seguintes caixas de diálogo irão aparecer:


Com as ferramentas da "AOI Tools" selecione amostras das classes desejadas.


Posteriormente, com a ferramenta "box select AOI" da "AOI Tools" selecione todos os polígonos dessa classe, na caixa "Signature Editor" vá na ferramenta "create new signatures from AOI"; essa ferramenta fará a captura radiométrica das áreas selecionadas. Ainda na caixa Signature Editor, selecione todas as amostras e mande fazer a união delas, para isso, depois da seleção, é só ir em merge selected signatures. Com as amostras coletadas selecionadas e a amostra resultante da união delas não selecionada, clique com o botão direito do mouse sobre o numero das classes e dê delete selection.


Você ficará apenas com a assinatura resultante da sua classe. Clique sobre o espaço "signature name e renomeie com o nome da classe, em nosso caso (Antropismo). Para pegar amostras para as outras classes será preciso apagar os "AOI´s" que foram criados, para isso, vá em "Cut selected objects" em "AOI Tools". Lembre-se que todas as "AOI´s" precisão estar selecionadas. Repita o procedimento para as demais classes que você deseja criar, para nossa área criaremos somente três classes.


Salve as assinaturas: na caixa de diálogo "Signature Editor" > "File" > "Save".
Para rodar a classificação vá em "Classify" > "Supervised..." ainda em "Signature Editor". Coloque o nome de sua imagem de saída, deixe os outros parâmetros no modo default e dê "OK".


O resultado não é um mapa temático perfeito, mas é importante verificar a veracidade das informações do mapa gerado. O que pode ser feito comparando- o, utilizando a ferramenta "Flicker...", com a imagem usada para gera- lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário